Publicado por Roberto Ricossa4 maio, 2012Mídias Sociais e MKT

As Cinco Dicas para as Redes Sociais B2B

Recentemente fui convidado para falar sobre redes sociais em um grupo de executivos de empresas de tecnologia do mundo inteiro, durante o evento global Channel Focus North America with Latin America 2012. Estas são algumas das mensagens que geraram mais interesse entre os participantes.

Para as pessoas que usam as redes sociais de forma pessoal, um “Curtir” dos seus amigos pode ser suficiente. Mas, no mundo corporativo, o objetivo das redes sociais não é apenas incrementar a base de seguidores ou gerar interação. As redes sociais têm a capacidade de impulsionar as vendas. A pergunta que muitos fazem é se isso é possível.

Acredito que as redes sociais conseguem contribuir com as vendas, desde que seja desenvolvida uma estratégia apropriada e que sejam consideradas como uma ação de longo prazo e não apenas como uma tática pontual.

Aqui temos cinco passos que devem ser considerados na hora de desenvolver uma estratégia de redes sociais que ajude a aumentar as vendas:

1. Integre as redes sociais dentro de seus processos de marketing e de negócio.

Muitas empresas pensam em redes sociais como uma estratégia isolada. A estratégia de redes sociais deve ficar completamente integrada à estratégia de marketing. Envolva os executivos de diferentes áreas da empresa como conselheiros de sua equipe de redes sociais.

2. Fique onde estão seus clientes, escute primeiro e escreva de acordo com o seu público.

O fundamental no mundo dos negócios conhecer seus clientes e assim desenvolver uma estratégia produtiva e eficiente dentro das  redes sociais. Seu público principal é mais ativo no Facebook ou no LinkedIn?  Participam em fóruns constantemente?

Como em todo diálogo, o primeiro passo para começar uma conversa nas redes sociais é escutar o que as pessoas estão falando e adaptar a mensagem. A primeira etapa consiste em gerar confiança e por isso as mensagens nas redes sociais não devem ser exatamente iguais a um documento de vendas ou um comunicado de imprensa.

3. Defina uma estratégia de conteúdo

Se você estava pensando em usar exatamente o mesmo conteúdo no Facebook, Twitter, LinkedIn e em seu blog, pense novamente. O conteúdo deveria ser adaptado às características de cada rede social: Facebook é uma rede para construir um vínculo emocional com sua marca, Twitter é ideal para compartilhar informação atualizada, LinkedIn é um fórum para publicar tendências da indústria e assuntos profissionais e o blog é o espaço que permite posicionar-se como líder da indústria através de um conteúdo original.

4. Não fale… Apenas mostre!

O vídeo é uma excelente ferramenta para conquistar seus expectadores e transmitir sua mensagem de uma maneira eficiente. Isto é uma verdade na indústria da tecnologia, onde mais de 75% dos profissionais da América Latina assistem vídeos relacionados aos seus trabalhos como uma forma de atualização constante.

Os vídeos elaborados para redes sociais devem ser curtos (não mais de 2 minutos de duração) e relevantes. Um simples vídeo de um executivo falando para a câmera é mais efetivo do que um vídeo produzido profissionalmente que poderia ser percebido como um anúncio comercial. Comece a utilizar os vídeos e você vai perceber como vai aumentar a sua audiência no youtube!

5. Envolva os seus parceiros de negócio para ampliar o alcance da sua estratégia

Se seus parceiros são a chave para seu negócio, como é o caso da Avaya, eles também devem ter um papel muito importante na sua estratégia de redes sociais.

Envolva-os nas suas ações em redes sociais: mantenha-os informados das suas atividades, desenvolva ações especiais e aproveite suas redes sociais para distribuir mensagens. As ferramentas de associação de conteúdo para sites e redes sociais são uma maneira automatizada e simples para que os parceiros falem do material que sua empresa desenvolve.

As redes sociais estão evoluindo rapidamente. Não há receitas mágicas, só ingredientes recomendados para que você consiga combinar, à sua maneira, e assim criar uma estratégia única que funcione para sua empresa. Comece agora mesmo e divirta-se no caminho!

Roberto Ricossa (@rricossa) Líder de Marketing para Avaya Americas

REGISTRAR-SE